Categories
Queda

Dê um fim a queda de cabelo: as vitaminas para crescimento capilar

Sabia que tomar vitaminas para o cabelo parar de cair funciona de verdade? Na maioria das vezes, a queda de cabelo é provocada pela falta de resistência dos fios, que podem estar desidratados ou até mesmo desnutridos.

Pensando nisso, listamos as principais vitaminas para crescimento capilar. Elas podem ser ingeridas em forma de alimento ou aplicadas diretamente no couro cabeludo, na forma de compostos, cremes e tratamentos.

Vitamina D

Uma das principais vitaminas para crescimento capilar é a D, também conhecida popularmente como “vitamina do sol”. Ela é indispensável no dia a dia, responsável por nos fornecer energia para a realização de tarefas, das mais simples até as mais complexas.

O que poucas pessoas sabem é que a vitamina D também funciona como um poderoso estimulante capilar, aumentando a resistência dos fios e impulsionando o crescimento. Ela atua diretamente nos folículos, ativando novas células.

Além de tornar o seu cabelo mais forte e resistência, essa vitamina é uma das mais recomendadas para acelerar o crescimento dos fios. Além da luz solar, a vitamina D está presente no salmão, grãos e cogumelos.

Vitamina A

Outra vitamina que está diretamente relacionada ao cuidado com o cabelo é a vitamina A. A sua ingestão promove um couro cabeludo saudável e hidratado, evitando que o cabelo seque – quanto menos ressecado o cabelo, menor a quebra dos fios.

Basicamente, todas as células do corpo humano precisam da vitamina A para funcionar. Isso inclui as células do cabeço, que crescem e se desenvolvem melhor na presença desse nutriente.

Quando a vitamina A está em falta no organismo, o indivíduo pode apresentar queda de cabelo, formação de caspa e coceira no couro cabeludo. Esse nutriente pode ser encontrado em frutas e legumes, bem como no feijão, fígado e ovos.

Vitamina C

Sabemos da importância da vitamina C para a manutenção do nosso sistema imunológico. Mas essa não é a única atuação desse nutriente no organismo humano.

A vitamina C é uma das melhores vitaminas para crescimento capilar. Ela ajuda no crescimento do cabelo e resistência dos fios, evitando a queda.

Quando ingerida, a vitamina C contribui para a formação de colágeno, que estimula o alongamento dos folículos e quebrando as moléculas de ferro. Esse processo tem como resultado o alongamento do cabelo, ao mesmo tempo em que promove sua resistência.

Ao quebrar as moléculas de ferro, essa vitamina também facilita a passagem de oxigênio no interior dos fios de cabelo. Dessa forma as células podem receber o oxigênio necessário para crescer de forma saudável.

As frutas cítricas, o espinafre, o brócolis e o pimentão são ótimas opções de alimentos ricos em vitamina C. As laranjas e acerolas possuem grande proporção desse nutriente.

Vitamina E

Para fortalecer o couro cabeludo e aumentar a resistência do cabelo, a ingestão de vitamina E é fundamental. Esse nutriente estimula a expansão dos vasos capilares, promovendo uma melhor distribuição sanguínea na região do couro cabeludo.

Entre as vitaminas para crescimento capilar, essa uma das que atuam na base da formação dos fios. Com um couro cabeludo saudável, o cabelo pode crescer com resistência, vigor e brilho.

As amêndoas são boas fontes de vitamina E, que também pode ser encontrada em frutas como o kiwi e o mamão, bem como em sementes, como o girassol.

Vitamina H

A vitamina H, também conhecida como biotina, é uma das mais poderosas para o crescimento capilar e aumento da resistência. A ausência dessa vitamina no organismo está justamente relacionada a queda de cabelo.

Estudos recentes mostram que a biotina é um dos compostos mais poderosos não apenas para o crescimento dos cabelos, como também para a resistência dos fios, brilho e hidratação.

Por isso cada vez mais pessoas estão ingerindo compostos a base de biotina para cabelo, tendo em vista os seus benefícios. O crescimento capilar é até quatro vezes mais rápido quando a biotina está presente no organismo.  

Trata-se de um nutriente sem contraindicações, que atua de forma continuada no organismo, melhorando todos os aspectos do cabelo. 

A biotina para cabelo pode ser encontrada em alimentos e produtos cosméticos, de aplicação direta nos cabelos, bem como em alimentos e suplementos alimentares. Entre os alimentos ricos nesse nutriente estão os ovos, nozes e legumes.

Como fortalecer os cabelos com vitaminas

Acima listamos as principais vitaminas para crescimento capilar, que também auxiliam diretamente na prevenção da queda de cabelo. Mas como essas vitaminas podem ser consumidas?

Uma das principais maneiras é através da ingestão. Uma dieta balanceada, que inclua opções de frutas, legumes, vegetais, peixes, sementes e outros alimentos saudáveis é capaz de melhorar a resistência dos fios e estimular o crescimento.

Mas essas vitaminas também podem ser encontradas em produtos específicos para cabelo, pensados para promover a hidratação, a nutrição e a reparação capilar.

Por isso vale a pena implementar um cronograma capilar para crescimento, que contemple todos os nutrientes necessários para um cabelo saudável e resistente.

Dicas para evitar a queda de cabelo

As vitaminas para crescimento capilar funcionam de verdade, mas são apenas parte do processo de cuidado com o cabelo. Existem outras estratégias que podem ser implementadas de forma conjunta, para resultados mais rápidos e duradouros.

Uma dessas estratégias é evitar o uso de tratamentos químicos, que envolvam produtos artificiais, responsáveis por danificar o cabelo, muitas vezes de forma definitiva. Produtos químicos oferecem resultados imediatos, mas as consequências podem ser devastadoras.

Além disso, vale a pena evitar métodos e processos mecânicos que causem danos aos fios, como o uso constante de secador e chapinha. O calor pode desidratar os fios, tornando-os menos resistentes e mais quebradiços.

Outra dica para evitar a queda de cabelo é evitar ao máximo o estresse e situações estressoras. Quando somos submetidos a situações desgastantes, nossos níveis hormonais são alterados, o que pode gerar a queda de cabelo.

Seguindo essas dicas e implementando uma dieta rica em vitaminas para crescimento capilar, o seu cabelo crescerá muito mais rápido e se tornarão muito mais fortes. Cuide do seu cabelo de forma natural e saudável, para resultados incríveis.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de