Categorias
Unhas

Unhas fracas? Saiba qual pode ser a causa para o problema!

Está com as unhas fracas e não sabe o que fazer? Então este post foi feito para você!

Muitas pessoas têm esse problema, mas em geral, não sabem qual é a causa e, muito menos, o que fazer para solucionar o problema.

Neste artigo você vai ver tudo sobre unhas fracas, a fim de descobrir as possíveis causas e já encontrar a forma de resolver o problema.

Então, não deixe de ler!

Conheça as possíveis causas para suas unhas fracas e quebradiças

Apesar de muitas vezes não darmos atenção ao aspecto das unhas, seu enfraquecimento pode estar relacionado com problemas mais graves, como doenças ligadas à falta de nutrientes no corpo e ansiedade.

Por isso, é importante conhecer as principais causas para unhas quebradiças e fracas e procurar a solução. Sendo assim, listamos algumas a seguir:

Ansiedade:

O hábito de roer as unhas está diretamente ligado à ansiedade, e faz com que as unhas fiquem fracas e quebradiças. Então, se você rói as unhas, precisa buscar algum tratamento para a ansiedade e utilizar algumas dicas que daremos em seguida para fortalecer as unhas.

Anemia:

A anemia é uma doença que diminui a circulação de hemoglobina e oxigênio, o que provoca o enfraquecimento das unhas. Sendo assim, esta é uma das principais causas de unhas fracas. Para resolver o problema, é preciso consultar um médico para ter o diagnóstico exato e mudar a alimentação.

Uso excessivo de produtos químicos:

O uso excessivo de produtos químicos tais como os utilizados para limpeza em geral e acetona, o mais utilizado para retirar o esmalte, é muito prejudicial para as unhas. Isso porque a química dos produtos resseca toda a região, enfraquecendo-a.

Doenças dermatológicas:

Alguns fungos podem causar o enfraquecimento das unhas, além disso, deixam a unha com aspecto escamoso e podem alterar a coloração. Nesse caso, é fundamental procurar um dermatologista para o diagnóstico e tratamento correto.

Má alimentação:

A falta de nutrientes no corpo é um dos principais motivos para unhas fracas. Em geral, quando não se tem o hábito de consumir alimentos variados, ricos em ferro, vitamina B, zinco, vitamina D e selênio, tanto as unhas como a pele e o cabelo começam a sofrer os impactos. Então, se você está percebendo as unhas fracas, comece por aí a mudar os hábitos.

Saiba o que fazer para melhorar a saúde das unhas

Resolver o problema das unhas fracas é mais fácil do que parece, principalmente se a causa for simples e não estiver ligada a alguma doença. Com algumas mudanças nos hábitos diários, é possível perceber uma melhora significativa em alguns dias. Conheça agora:

Alimentação:

Para melhorar a saúde das unhas, é fundamental apostar em alimentos como ovos e carne, pois são ricos em ferro, vitaminas B e D. Além disso, é importante consumir castanhas como a de caju, amendoim, nozes e avelãs. Para conhecer um cardápio perfeito para melhorar a saúde de suas unhas e cabelos, clique aqui.

Hidratação:

Além de uma alimentação completa, beber água é essencial para a hidratação das unhas e cutículas. Então, beber até 2 litros diariamente deve ser um hábito. Além da água, é importante apostar em cremes hidratantes específicos para as mãos e unhas. Você também pode apostar em óleos, como os de alecrim, rícino e argan, para hidratar e fortalecer suas unhas.

Evitar o uso de acetona:

A acetona é muito prejudicial para a saúde das unhas devido à quantidade de química, apesar de ser a forma mais utilizada de remover esmalte. Para diminuir o problema, dê preferência ao removedor de esmaltes, produto menos agressivo, ou outros removedores, como o óleo de banana.

Utilizar luvas:

Ao lavar louças ou limpar a casa utilizando produtos químicos, o ideal é fazer o uso de luvas, pois elas diminuem o contato de suas unhas com os produtos que causam ressecamento e enfraquecimento delas.

Não tirar a cutícula:

Apesar de muitas mulheres acreditarem que as unhas ficam mais bonitas sem cutícula, retirá-la pode acarretar em problemas nas unhas. Isso porque a cutícula protege a unha da entrada de fungos, que como já dissemos, podem causar enfraquecimento das unhas. Então, ao fazer as unhas, mantenha as cutículas intactas e proteja suas unhas.

Suplemento vitamínico:

Outra opção para quem deseja fortalecer as unhas mas tem problemas para absorver os nutrientes dos alimentos é o suplemento vitamínico. Com ele, você pode consumir vitaminas C, A, biotina e zinco, que são fundamentais para unhas, cabelos e pele mais fortes. Por ser um produto natural, não tem contraindicações e só traz benefícios à sua saúde. Além disso, as melhoras no aspecto das unhas podem ser percebidas logo nos primeiros dias.

Nesse artigo você viu as principais causas o que fazer para combater as unhas fracas, com apenas alguns passos. Agora, você já sabe tudo o que precisa para ter unhas mais lindas e saudáveis!

Se você quer ver mais conteúdo como esse, cheio de informações e dicas importantes, acesse nosso blog!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de