Categorias
Pontas duplas

Tratamentos para pontas duplas – 4 dicas essenciais

Os cabelos com pontas duplas são uma verdadeira assombração para quem usa cabelos de comprimento médio ou cabelos longos: as pontas parecem secas e danificadas, o cabelo perde brilho e maleabilidade. Mas existem tratamentos para pontas duplas eficazes?

Para ajudar você a entender mais sobre os tratamentos para pontas duplas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Devo cortar meu cabelo com pontas duplas?

Cabelos com pontas duplas não são inevitáveis, com os gestos e os cuidados certos, você pode recuperar (até certo ponto, é claro) as pontas danificadas.

Para cuidar bem do seu cabelo, você deve primeiro entender o que é chamado de cabelo rachado: a queratina, um cimento nutritivo para o cabelo, se esgota por vários motivos: poluição, estresse, atrito, penteados apertados, uso frequente de secador ou alisador de cabelo.

De fato, quando a queratina acaba se esgotando em nosso couro cabeludo, certa de 2 a 4 cm das pontas do cabelo acabam por se tornar mais quebradiças, ou seja, são formadas as pontas duplas.

A questão é: devemos cortar as pontas? Sim, neste caso, o recomendável é cortar levemente as pontas: mesmo um único centímetro de corte já oferecerá uma melhoria se você quiser manter seus comprimentos como estão.

Cortar um pouco continua sendo o melhor método para reparar rapidamente as pontas duplas. Uma vez eliminada a parte mais danificada, é fundamental cuidar do resto dos comprimentos.

Soros, óleos e loções para tratar rapidamente cabelos quebrados

Para aqueles que desejam resultados rápidos, existem diversos produtos que podem ajudar a melhorar a situação!

De fato, existem produtos com fórmulas especificas para aplicação no cabelo que podem reparar rapidamente as pontas, trazendo uma nova vida a elas.

Além desses produtos, existem ainda os óleos vegetais, como de abacate e de amêndoa, que podem ajudar na restauração do brilho do cabelo.

Ao ser aplicado ao longo dos comprimentos e depois deixado repousar durante a noite em película aderente, o óleo vegetal nutre profundamente a fibra para restaurar a elasticidade, a maciez e o brilho dos cabelos.

De manhã, basta lavar o cabelo com um shampoo suave para remover os resíduos. Você pode fazer isso uma vez por semana.

O melhor é prevenir as pontas duplas

Os cabelos com pontas duplas são “reparáveis” até certo ponto. Se o cabelo estiver em constante demanda e se sofrer muitas agressões, não será necessariamente possível recuperar o brilho natural do cabelo. Para evitar o drama, você deve acima de tudo cuidar na prevenção.

Para evitar problemas com as pontas duplas, o melhor é procurar por produtos que se adequem ao seu tipo de cabelo.

Além disso, para remover resíduos de poluição que podem alterar a fibra capilar, lembre-se de escovar os cabelos todas as noites, suavemente para não os quebrar, e com cuidado para remover a poluição e os resíduos de produtos modeladores.

Dicas de tratamentos para pontas duplas

Existem diversos tratamentos para pontas duplas que podem ser usados para deixar os cabelos mais saudáveis e aumentar a autoestima.

Escolha o shampoo certo

Se você deseja ter cabelos saudáveis, é essencial escolher o shampoo certo. Nem todos são adequados para o seu tipo de cabelo, e alguns podem secá-los consideravelmente, como aqueles que contêm sulfatos ou surfactantes químicos.

Então, de preferência, escolha um shampoo suave, que não espuma demais, para não eliminar completamente o sebo do couro cabeludo.

Da mesma forma, é preferível espaçar os shampoos o mínimo possível, para não enfraquecer a fibra capilar. É por isso que é recomendável lavar o cabelo um dia sim e outro não.

Pare com a agressão

Se um shampoo feito com um produto inadequado pode constituir um ataque, a etapa de secagem também.

Não é de surpreender que não seja muito recomendável usar o calor de um secador de cabelo, o que enfraquece o cabelo. Se tiver um pouco de tempo, opte pela secagem ao ar, tomando cuidado para não ser agressivo com a toalha.

Para desembaraçar, escolha o pente com dentes largos, em vez da escova nos cabelos molhados, e se você realmente não pode ficar sem uma escova, escolha a com cerdas macias e naturais e use-a com moderação.

Em geral, sempre proteja o cabelo, colocando uma touca na piscina, não o expondo por muito tempo ao sol ou lavando-o com água fresca após um mergulho no mar.

E evite intoxicá-los, tanto quanto possível, com cores e alisamentos!

Nutra o cabelo adequadamente

A presença de pontas duplas indica que seu cabelo precisa ser profundamente nutrido.

Diante dessa falta de hidratação, não faltam soluções. Seu primeiro reflexo deve ser o uso de máscaras nutritivas, a serem realizadas duas a três vezes por semana.

Não há necessidade de correr para a loja, você pode usar remédios naturais e simples, como:

  • Manteiga de karité
  • Óleo de argan
  • Abacate
  • Amêndoa doce

Deixe-o nas pontas ou em todo o cabelo durante a noite para obter melhores resultados. Você também pode aquecer uma xícara de azeite que aplicar nas suas pontas para torná-las menos secas.

Soluções alimentares

Para proteger os cabelos, é inteiramente possível agir por dentro, incorporando em nossa dieta diária oligoelementos como zinco e enxofre, ômega 3 e vitamina E, que estimulam o crescimento saudável do cabelo.

Óleos vegetais, verduras, abacates, peixes, ovos, nozes e sementes devem ser consumidos sem moderação por suas propriedades antioxidantes.

Gostou de saber mais sobre os tratamentos para pontas duplas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de