Categorias
Finos ou ralos Liso Nutrição capilar Quebrado

Nutrição capilar: o segredo para cabelos mais fortes

A nutrição capilar é ideal para o fortalecimento dos cabelos, para dar vida, brilho, suavidade e movimento aos fios. No entanto, nem todo mundo sabe como fazer uma nutrição de qualidade, quais os principais cuidados, frequência e outros detalhes.

Pensando nisso, separamos um artigo completo sobre o assunto, que ensina como deve ser a nutrição capilar. Além disso, daremos algumas dicas importantes para que o seu cabelo possa crescer mais rápido e de forma saudável.

O que é nutrição capilar

Vamos começar pelo conceito de nutrição, que diz respeito a todos os processos voltados para restaurar as características originais do cabelo, por meio da reposição de nutrientes que foram naturalmente perdidos.

Entre os fatores naturais que contribuem para a desnutrição capilar estão o calor, o vento, os raios solares em excesso, a alimentação desequilibrada, o estresse e a falta de sono.

Da mesma forma, a nutrição contribui para a restauração de cabelos quimicamente tratados, ao repor os lipídios e óleos naturais dos fios.

Benefícios

São muitos os benefícios de realizar a nutrição capilar. Um deles é o ganho de brilho, em razão da reposição da capa de gordura natural, que é produzida pelo couro cabeludo. Essa oleosidade é indispensável para deixar os fios sedosos e brilhantes.

Outro benefício é a redução do frizz e controle do volume. Ao nutrir os fios, eles ganham um aspecto muito mais alinhado, sem pontas enroladas ou diferentes do conjunto. Isso faz com que o volume permaneça no nível ideal.

Ao mesmo tempo, os tratamentos de nutrição contribuem para prolongar os efeitos da hidratação, mantendo a umidade no interior dos fios. Dentro de cada fio existe certa quantidade de água, que ajuda a dar brilho, resistência e vigor ao cabelo.

Além de todos esses benefícios, a nutrição capilar é capaz de dar um fim às pontas duplas e ressecadas, que deixam o cabelo com aspecto desagradável. Isso porque os produtos de nutrição são ricos em biotina para cabelo, que fortalece os fios.

Quando fazer?

Quando falamos em nutrição capilar, a frequência é um fator decisivo. Cada tipo de cabelo necessita um cuidado diferente. Dessa forma, a frequência do tratamento pode variar, sendo possível a sua realização uma vez por semana, a cada quinze dias etc.

Os resultados do tratamento são visíveis desde a primeira aplicação, mas para um resultado completo e duradouro é importante seguir com a nutrição, de preferência a longo prazo. Assim a nutrição será mais profunda.

Principais nutrientes para a nutrição capilar

Para uma nutrição capilar completa, é importante ingerir nutrientes básicos em sua alimentação. Lembre-se de que o cabelo faz parte do corpo humano e também se aproveita dos nutrientes que ingerimos no dia a dia.

Abaixo listamos os principais nutrientes de qualidade:

  • Vitaminas B:  pode ser encontrada em alimentos como quinoa, aveia, arroz integral, morangos, vegetais de folhas verdes, frango e salmão. Além da vitamina B, esses alimentos são ricos em niacina, ácido fólico, B6 e B12, responsáveis ​​pelo fortalecimento dos folículos capilares.
  • Biotina: a biotina para cabelo é um dos principais nutrientes para o crescimento e nutrição capilar. Pode ser encontrada em alimentos, como o fígado, ovos e soja. Esse nutriente estimula o surgimento de novas células capilares.
  • Zinco, selênio e ferro: são nutrientes que podem ser encontrados nas ostras, carne vermelha, mariscos e legumes. São minerais que contribuem para o fortalecimento capilar, nutrindo os seus fios.
  • Proteína e ômega 3: para que os seus fios fiquem nutridos e cresçam de forma acelerada, vale a pena implementar uma dieta rica em proteínas e ômega 3. São nutrientes encontrados em nozes, sementes, legumes, carne e peixe.

Principais óleos para nutrição capilar

Para nutrir os seus cabelos você encontrará uma grande variedade de produtos, a maioria deles a base de óleos vegetais, que atuam diretamente nos fios e promovem a restauração das características naturais. Os principais são:

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Como fazer a nutrição capilar na prática

Conforme comentamos, a nutrição capilar é um procedimento que visa a reposição dos lipídios, naturalmente presentes no couro cabeludo. Esses lipídios são gorduras, que possuem como função principal proteger os fios, através de uma camada protetora.

A nutrição é responsável por deixar os fios mais macios, com aspecto vivo, brilhante e alinhado. É uma das etapas do cronograma capilar de crescimento, tão importante quanto a hidratação e reparação.

Existem basicamente três maneias de fazer a nutrição capilar, além dos hábitos alimentares que mencionamos acima. São elas:

Máscaras para nutrição:

As máscaras de nutrição são compostos formados por óleos e manteigas, que ajudam na reposição da oleosidade natural dos fios de cabelo.

Uma das grandes vantagens desses produtos é a ação rápida nos fios, com resultados que são perceptíveis desde a primeira aplicação. O tipo de máscara de nutrição adequado depende especialmente do tipo de cabelo em questão.

Umectação com óleo vegetal:

Esse procedimento é realizado antes da lavagem do cabelo, através da imersão dos fios em óleos vegetais naturais.

Os óleos devem permanecer em contato com os fios por tempo prolongado, geralmente na média de 30 minutos. Depois disso os fios são lavados.

Umectação noturna:

Para os cabelos excessivamente ressecados, indica-se também a nutrição capilar com umectação noturna. Os óleos são aplicados sem lavagem prévia e permanecem atuando no cabelo durante toda a noite de sono.

Agora você sabe o que é e qual a importância da nutrição capilar para os seus cabelos. Quanto mais bem nutridos os seus fios estiverem, maior será a resistência, brilho e velocidade de crescimento.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de