Categories
Hidratação Liso Ressecados ou secos

Hidratação para cabelos lisos: passo a passo para um cabelo perfeito

A hidratação para cabelos lisos é um procedimento que permite a restauração da umidade capilar. Juntamente com a nutrição e a reparação, a hidratação é fundamental para garantir o crescimento rápido e saudável do cabelo.

Nesse guia vamos mostrar como fazer a hidratação para cabelos lisos passo a passo. Além disso, daremos algumas dicas especiais para que você consiga um resultado perfeito em questão de pouco tempo.

O que é a desidratação capilar

O corpo humano é composto por 60 a 80% de água. E todos os órgãos do corpo, inclusive as unhas e o cabelo, necessitam da água para o seu desenvolvimento saudável.

Dentro dos fios de cabelo existem pequenos vasos que são preenchidos justamente por essa substância. É a água que confere aspecto brilhante ao cabelo, garante a sua resistência e impede a queda.

Sem a água, o corpo humano se desidrata, o que também pode afetar o cabelo. A desidratação pode afetar o crescimento dos fios, potencializar a queda, deixar o cabelo ressecado e sem vida.

Mesmo a ingestão de nutrientes – nutrição capilar – pode não ser suficiente para garantir a hidratação para cabelos lisos. É preciso implementar outras estratégias, como a ingestão de água, ingestão de alimentos riscos e suplementos e tratamentos com máscaras hidratantes.

Benefícios da hidratação para cabelos lisos e como fazer

São muitos os benefícios proporcionados pela hidratação para cabelos lisos. O procedimento é fundamental para que os fios possam crescer de forma saudável, apresentem brilho natural, resistência e vigor.

A hidratação é indispensável para repor a umidade perdida pelos fios, seja por processos naturais, como vento e calor, seja por processos artificiais, como tratamentos químicos e uso de chapinhas.

Abaixo separamos o passo a passo completo para hidratar os seus fios.

1. Escolha a melhor máscara de hidratação

Uma das principais maneiras de hidratar o cabelo é através da aplicação de uma máscara de hidratação. Trata-se de um composto projetado para hidratar todos os fios, de forma rápida e eficiente.

No entanto, existem diversas opções em máscara de hidratação no mercado, cada uma voltada para um perfil específico de cabelo. As máscaras para cabelos cacheados e crespos, por exemplo, não devem ser usadas para a hidratação para cabelos lisos.

Além disso, é importante observar se o seu cabelo necessita algum cuidado especial. Por exemplo, os cabelos secos, quimicamente tratados e danificados precisam de máscaras específicas, que promovam a reparação profunda.

Outro detalhe importante na hora de escolher uma máscara de hidratação para cabelos lisos é a sua composição. Dê preferência para produtos que sejam completamente naturais, que ingredientes que causem dano ao cabelo.

2. Limpe os seus cabelos

Um dos grandes erros na hora da hidratação para cabelos lisos é começar a aplicar a máscara no cabelo sujo. No dia a dia o cabelo vai acumulando sujidades, como a poeira, sem mencionar resíduos sólidos que podem ficar retidos entre os fios.

Todas as impurezas e resíduos devem ser removidas antes da aplicação da máscara. Faça a lavagem com utilização de shampoos, para que ele fique bem limpo e preparado para o tratamento hidratante.

3. Aplique a máscara hidratante

A hidratação para cabelos lisos por meio de uma máscara é uma das formas mais eficientes de garantir resultados imediatos. O produto deve ser aplicado nos fios úmidos – evite ao máximo aplicar sobre o cabelo completamente molhado.

Para remover o excesso de água após a lavagem, antes da aplicação da máscara, use uma toalha seca. Dessa forma a absorção do creme pelos fios será melhor, evitando também o desperdício do produto, que se mistura com a água.

4. Desembarace o cabelo para aplicar melhor o produto

Mesmo pessoas com cabelo liso devem usar um pente para desembaraçar os fios. Se o seu cabelo é volumoso, esse processo pode ser até mesmo um pouco dolorido. Por isso, use pentes de dentes largos.

Recomenda-se a aplicação da máscara hidratante mecha por mecha, de forma a garantir que ela seja distribuída perfeitamente por todo o cabelo.

5. Enxague

O tempo de ação da máscara hidratante varia de acordo com o produto escolhido. Vale a pena consultar as informações do fabricante, disponíveis geralmente no rótulo.

Depois de esperar o tempo indicado, faça o enxague completo, buscando remover todo o creme do cabelo. É importante lavar bem, de forma a não deixar nenhum resquício da máscara nos fios.

Dicas para a hidratação para cabelos lisos

Acima mostramos o passo a passo para a hidratação para cabelos lisos. Mas existem algumas dicas que podem ate ajudar a ter um resultado ainda mais duradouro e eficiente. Separamos aqui as melhores.

Evite água muito quente ao lavar o cabelo

Por mais estranho que possa parecer, o banho quente não faz bem para o cabelo. Na verdade, lavá-lo com água muito quente pode remover os seus óleos naturais, responsáveis por dar brilho, força e vida aos fios.

Como resultado da perda de óleos naturais, os fios de cabelo se tornam quebradiços e secos ao toque. A solução é lavar os cabelos com água morna, evitando-se assim o dano ao cabelo.

Use cremes com óleo

Outra dica para hidratação para cabelos lisos é usar produto que possuam óleo em sua composição. Eles ajudarão a hidratar e nutrir intensamente os fios secos, repondo os nutrientes e vitaminas de que o cabelo necessita para crescer saudável.

Evite tratamentos químicos e processos quentes

Quem nunca usou métodos artificiais para ter um cabelo mais liso que atire a primeira pedra. Muitas vezes somos levados a adotar estratégias para resultados imediatos, sem pensar nas consequências a médio e longo prazo.

É o caso dos tratamentos químicos, tinturas e procedimentos a base de calor, como o secador e a chapinha. Esses métodos são responsáveis por causar uma série de danos ao cabelo e couro cabeludo, como ressecamento e quebra dos fios.

Por isso mesmo, é importante cuidar do seu cabelo de forma natural, sem se utilizar de métodos degradantes. A hidratação para cabelos lisos pode ser feita de forma saudável e consciente.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de