A biotina, também conhecida como vitamina B7, faz parte de um grupo complexo de vitaminas conhecidas como vitaminas B. Muitas pessoas fazem suplementação dessa vitamina, mas quais os efeitos colaterais da biotina?
De fato, o principal papel dessas vitaminas é ajudar o corpo a converter alimentos em energia utilizável, o que é extremamente vital para nossas funções diárias, especialmente para aqueles que são ativos e atléticos.
Para ajudar você a entender mais sobre os efeitos colaterais da biotina, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Confira:
O que é biotina?
Como já mencionado, a biotina pertence ao grupo das vitaminas B. É um componente importante de enzimas no corpo que decompõe certas substâncias como carboidratos, proteínas e gorduras, cada uma com suas respectivas enzimas necessárias para decompô-las.
A biotina é encontrada naturalmente em certos alimentos e, embora recebamos mais biotina do que precisamos em nossas dietas, muitas vezes é desejável complementá-la para obter alguns dos diferentes benefícios à saúde associados à biotina e o seu consumo.
Existe uma deficiência de biotina?
Claramente, a deficiência de biotina é bastante rara, porque geralmente consumimos uma dose ideal dela por meio de nossa dieta regular.
No entanto, alguns dos sintomas relacionados a essa deficiência merecem ser listados e são os seguintes:
- Pele seca
- Perda de cabelo
- Cabelos quebradiços
- Fadiga
- Mudanças de humor
- Dor muscular
- Cãibras musculares
Se você acha que pode ter deficiência de biotina, apresentando alguns dos sintomas acima, talvez você precisa fazer uma suplementação dessa substância.
Quais os efeitos colaterais da biotina?
Teoricamente, não existem efeitos colaterais da biotina. Isso porque, a biotina é considerada segura para consumo, quando tomada por via oral e em doses apropriadas, conforme indicado.
Em alguns casos, pode ser injetada nos músculos, embora isso não seja considerado uma prática segura e possa representar o mesmo risco que todas as outras formas de injeção.
Vale a pena notar que você provavelmente deve consultar seu médico antes de tomar qualquer forma de suplemento, ou se suspeitar que possa ter deficiência de biotina ou qualquer outra vitamina.
Se eu fizer a suplementação, em quanto tempo terei os resultados?
De fato, essa é uma pergunta muito comum. Apesar de não haver um tempo especifico, pois, cada organismo se adapta de maneira exclusiva e individual, os primeiros resultados já podem ser vistos a partir do primeiro mês de uso.
Contudo, é aconselhável que a suplementação seja feita por pelo menos 3 meses, para que os resultados sejam mais duradouros.
Conclusão
A biotina é uma vitamina essencial que contribui para certos processos importantes em nosso corpo.
A suplementação com biotina pode ajudar a fornecer benefícios significativos à saúde, embora muitas vezes recebamos doses suficientes em nossa dieta, pois muitos alimentos comumente consumidos são ricos em biotina.
Gostou de saber mais sobre os efeitos colaterais da biotina? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Maravilha essas informações!! Adorei!!
Obrigada