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Descubra os nutrientes necessários para ter cabelos mais fortes

Apesar de apostarmos muito em shampoos, tratamentos de salão e cronogramas capilares, boa parte da saúde dos nossos cabelos depende de uma coisa para a qual nem sempre damos tanta atenção: a alimentação.

Os mesmos nutrientes que nos dão energia para encarar o dia a dia também são fundamentais para garantir que os nossos fios não fiquem opacos, ressecados, quebradiços ou até mesmo que caiam além do normal. Mas, então, o que nós devemos ingerir para conseguir cabelos mais bonitos e resistentes?

As vitaminas e a saúde capilar

Apesar do nosso corpo precisar de vitaminas apenas em pequenas quantidades, o problema desse tipo de nutriente é que ele só pode ser obtido através da nossa alimentação.

Muitas vitaminas estão associadas diretamente com uma melhora na saúde dos cabelos e do couro cabeludo e devem ser consumidas diariamente para garantir que seus fios tenham mais resistência, brilho, hidratação e cresçam regularmente.

Listamos abaixo algumas vitaminas que não podem faltar na sua dieta para garantir madeixas brilhosas, hidratadas e saudáveis.

Vitamina A

Os benefícios da vitamina A para os cabelos são vários: primeiro, ela atua nas questões cebáceas, produzindo um sebo que hidrata os cabelos e, ao mesmo tempo, evitando oleosidade excessiva na raiz. Em segundo lugar, ela confere mais elasticidade aos fios, impedindo que eles se quebrem com facilidade.

Além disso, parte da vitamina A absorvida pelo nosso corpo vem do betacaroteno, um pigmento presente em alimentos como mamão, cenoura e abóbora que tem ação antioxidante. Ou seja, ele elimina os radicais livres, combatendo o envelhecimento e o enfraquecimento dos fios de cabelo.

Vitaminas do Complexo B

As vantagens do complexo B são variadas, assim como os nutrientes presentes nesse grupo, mas elas atuam em praticamente todos os aspectos necessários à saúde capilar. Não é à toa que a deficiência desse complexo pode levar a madeixas quebradiças, caindo e sem brilho.

A vitamina B2, por exemplo, está associada ao processo de formação dos fios e previne o enfraquecimento e a queda de cabelo. Já a B12 tem participação no processo de divisão celular, o que ajuda a acelerar o crescimento dos cabelos. A B3 fortalece o cabelo para prevenir a queda e ainda melhora a circulação no couro cabeludo, acelerando o crescimento dos fios.

A Biotina

Apesar de também ser parte do complexo B, a Biotina tem uma ação tão completa na saúde dos cabelos que merece uma menção especial.

Ela está ligada à produção de queratina, proteína que compõe 85% dos fios. Um estoque frequente de queratina garante um maior crescimento dos cabelos, previne contra quebras e quedas. Além disso, a Biotina também fortalece os folículos e diminui a formação de pontas duplas. É um “remédio” completo para os cabelos.

Apesar de grande parte dessa vitamina ser sintetizada no nosso próprio corpo, a dose diária recomendada é de 30Ug, que deve ser conseguida através de alimentação ou suplementos.

Vitamina C

Além de uma poderosa aliada na imunidade do corpo, a vitamina C também protege os nossos cabelos. Sua característica antioxidante atua, assim como a vitamina A, para retardar o envelhecimento e o enfraquecimento dos fios.

E não para por aí: ela é participa da produção de colágeno, uma proteína que dá resistência aos cabelos.

Vitamina E

Mais uma com efeito antioxidante, que combate o envelhecimento dos fios. Para além dessa ação, a vitamina E também é responsável por melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que estimula o crescimento dos cabelos.

Como fazer os cabelos crescerem

Uma alimentação rica nessas vitaminas está diretamente relacionada ao crescimento dos cabelos. Por isso, fique atento ao que consumir para ver suas madeixas mais longas.

A vitamina A pode ser encontrada em elementos de coloração alaranjada, como cenoura, mamão e abóbora, nos vegetais de folhas verdes escuras (couve, agrião e espinafre) e, por fim, em fontes de proteína como a carne de fígado, ovos e derivados do leite.

O complexo B é muito grande e está disseminado por vários alimentos diferentes. Enquanto a B12 pode ser encontrada principalmente nas carnes vermelhas, praticamente qualquer fonte de proteína (frango ou peixe, ovos, leite e derivados e soja) contém algumas das outras vitaminas desse grupo. Abacate, castanhas e cereais integrais também carregam vitaminas do complexo B.

A vitamina C é comumente encontrada em frutas cítricas como o limão, laranja e abacaxi, além de em outros alimentos, como o brócolis, o tomate e o pimentão amarelo. Por fim, a vitamina E também está presente nos ovos e verduras verdes escuras, nas oleaginosas e nos óleos vegetais.

Suplementação como opção

Para quem não tem o hábito de comer esses alimentos em quantidade ou não quer ficar se preocupando com o que coloca no prato, uma opção para garantir cabelos bonitos e saudáveis é a ingestão de vitaminas em cápsulas. A suplementação vitamínica garante que você tenha a necessidade mínima diária de cada vitamina, independentemente da sua alimentação.

A Áurea Beauty é um multivitamínico vegano em cápsulas de gome fáceis de engolir e que contém todas as vitaminas necessárias para estimular o crescimento e a saúde dos cabelos.

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