Categories
Cronograma capilar

Cronograma capilar para crescimento: descubra como fazer

Se você quer que o seu cabelo cresça mais rápido, vale a pena conhecer e implementar o cronograma capilar para crescimento. Esse procedimento é ideal para quem cortou o cabelo e se arrependeu ou simplesmente está ansioso pelo crescimento capilar.

Nesse artigo vamos mostrar como funciona o cronograma, como ele pode ser feito e quais são os seus resultados. Assim você será capaz de dar um upgrade no seu cabelo, garantindo crescimento, força, brilho e resistência.

O que é o cronograma capilar para crescimento

Apesar de não existirem métodos mágicos e milagrosos para o crescimento do cabelo, simples mudanças de hábito podem ser capazes de estimular os fios. O cronograma capilar para crescimento consiste em uma rotina para hidratação, nutrição e reconstrução.

O procedimento pode ser feito em casa, sem a utilização de produtos químicos ou degradantes, que prejudicam a saúde do cabelo. O segredo do cronograma está na sua frequência. Dessa forma, é preciso seguir a rotina religiosamente.

Para entender o cronograma capilar para crescimento, primeiro é preciso ter em mente que hidratação, nutrição e reconstrução são etapas diferentes. Cada uma delas visa melhorar algum aspecto do cabelo.

Essas são as três partes essenciais de um cronograma de crescimento, que também pode envolver outros cuidados, como a alimentação saudável. Abaixo mostramos como fazer um cronograma, além de dar algumas dicas para que o seu cabelo possa crescer mais rápido.

1. Lave os cabelos

A lavagem é o primeiro passo em um cronograma capilar para crescimento. Esse procedimento serve para preparar o cabelo e o couro cabeludo para a hidratação, nutrição e restauração.

Durante a lavagem podem ser usados shampoos, sempre respeitando o seu tipo de cabelo. O objetivo é remover o excesso de oleosidade presente na raiz, que atrapalha o crescimento natural dos fios.

Além disso, a lavagem serve para remover resíduos de tratamentos anteriores, como restos de shampoo e condicionador. E claro, permite a remoção de sujidades que possam estar na cabeça, como a poeira,

2. Hidrate os cabelos

O segundo passo do cronograma capilar para crescimento é a hidratação, momento em que os fios recebem a umidade necessária para o seu desenvolvimento, brilho e vigor.

A umidade é uma das características mais fortes do cabelo. Por dentro, cada fio possui uma quantidade de líquido, que hidrata e dá brilho, além de contribuir para a resistência, evitando a quebra.

No entanto, no dia a dia os cabelos são submetidos a situações que prejudicam a umidade, como o calor, poeira e outras intempéries. Com a perda de umidade, o cabelo perde também a sua capacidade de crescimento.

Nessa etapa é importante utilizar produtos que sejam capazes de hidratar os seus fios e repor a umidade perdida. Cremes hidratantes com vitaminas podem ser ótimos aliados para esse processo.

3. Nutra os seus cabelos

A nutrição capilar é fundamental para estimular o crescimento capilar. Ela visa especialmente a reposição de nutrientes, que podem estar em falta em razão da perda natural ou até mesmo do uso de produtos químicos e procedimentos degradantes, como a chapinha.

Como parte do corpo humano, o cabelo também precisa de nutrientes para o seu desenvolvimento. Por isso mesmo, quando os cabelos estão “desnutridos”, o fios tendem a quebrar com facilidade.

Sem mencionar que o aspecto do cabelo se torna sem vida, sendo possível notar a existência de frizz e até mesmo pontas duplas. Além disso, os cabelos não apresentam movimento regular quando não estão bem nutridos.

Para o cronograma capilar para crescimento, use máscaras de nutrição adequadas para o seu perfil de cabelo. Também é recomendado usar tratamentos umectantes, para repor nutrientes diretamente no cabelo, como as gorduras naturais, chamadas lipídios.

4. Reconstrução capilar

A última etapa do cronograma capilar para crescimento é a reconstrução, que via reparar os cabelos que apresentam sinais claros de danos. Essa é considerara uma das fases mais delicadas do processo, que requer uma avaliação das suas necessidades.

Se o seu cabelo já foi tratado quimicamente, a reconstrução é capaz de restaurar o aspecto natural dos seus fios, revertendo todos os danos causados por produtos químicos.

Existem diversos cremes no mercado que proporcionam a reconstrução acelerada dos fios, desde o primeiro tratamento. Fórmulas com biotina para cabelo são naturais e conseguem atuar diretamente nos fios, apresentando resultados rápidos.

Dicas para um cronograma capilar para crescimento perfeito

Acima você conferiu as principais etapas do cronograma capilar para crescimento. Agora vamos dar algumas dicas especiais para que o seu cabelo possa crescer com saúde e de forma natural.

Alimentação

A nutrição capilar, a hidratação e a reconstrução funcionam melhor quando são acompanhados de hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada. Muitos alimentos são ricos em biotina para cabelo, que estimula o crescimento dos fios.

Além disso, os alimentos ricos em proteínas ajudam a fortalecer o cabelo. Algumas boas opções são as carnes, os peixes, o leite, os ovos e iogurte.

Cuidados com o cabelo

Existem alguns cuidados essenciais que ajudam no fortalecimento dos fios. Não dormir com o cabelo molhado é um deles, tendo em vista que a umidade excessiva pode danificar o cabelo, além de permitir a formação de fungos.

Na hora de amarrar o cabelo, por sua vez, evite usar força excessiva, de forma a evitar a quebra dos fios. Mas amarrar o cabelo em formato “rabo de cavalo”, de forma suave, pode estimular o crescimento do seu cabelo, por exercer uma pressão moderada.

Frequência de tratamento

Conforme indicamos, o cronograma capilar para crescimento só apresenta resultados reais quando é realizado de forma constante. Por isso, é importante manter o hábito de lavar o cabelo, hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

A frequência do procedimento vai depender das suas necessidades e características do seu cabelo. Pessoas com fios mais danificados podem necessitar de tratamentos mais intensivos e maior frequência.

Faça agora mesmo o cronograma capilar para crescimento e veja os seus cabelos crescendo de forma acelerada. Com pequenas mudanças nos hábitos diários é possível fortalecer os fios, estimulando o crescimento, a resistência, o brilho e outros aspectos naturais do cabelo.

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de