Categories
Crescimento

Como fazer o cabelo crescer rápido: dicas infalíveis

A velocidade do crescimento do cabelo depende de diversos fatores, como físicos, psicológicos e ambientais. Por isso mesmo, não existe nenhuma fórmula mágica para fazer os fios crescerem.

Mas a boa notícia é que algumas estratégias podem estimular o crescimento. É possível sim aumentar a velocidade de crescimento dos seus fios, sem métodos artificiais ou uso de produtos químicos.

Separamos abaixo algumas dicas para fazer o cabelo crescer rápido, que realmente funcionam na prática. São hábitos e comportamentos que vão permitir o crescimento saudável dos seus fios, de forma contínua.

Faça uma alimentação balanceada

Um dos fatores que mais influenciam na velocidade de crescimento do cabelo é a alimentação. Existem alimentos que estimulam o crescimento dos fios, como os ricos em proteínas. Alguns exemplos são as carnes, os peixes, o leite, os ovos e iogurte.

Todos esses alimentos contribuem para o fortalecimento da matriz capilar, que é responsável por dar origem ao cabelo. Dessa forma, ao ingerir mais proteínas em sua dieta, você estará estimulando não apenas o crescimento do cabelo, mas também a sua força.

Vale a pena destacar que muitos alimentos, como os ovos, a soja e o fígado, possuem boas quantidades de biotina, uma substância que ajuda no crescimento capitar. A biotina para cabelo é um grande estimulante de crescimento.

Quanto mais equilibrada e saudável for a sua alimentação, maior será o crescimento dos fios. Procure evitar produtos industrializados ou processados, dando preferência para opções saudáveis e naturais.

Use o condicionador correto

Os produtos de tratamento, como o condicionador, apresentam bons resultados no crescimento capilar. No entanto, é preciso tomar cuidado no momento de escolher o condicionador ideal para o seu cabelo.

Existem opções voltadas para cabelos crespos, cabelos lisos, cabelos cacheados, cabelos quimicamente tratados, cabelos danificados e muito mais. Cada uma dessas versões apresenta uma fórmula diferente.

No momento de aplicar o condicionador, ele não deve ser colocado diretamente sobre a raiz, pois isso pode prejudicar a circulação sanguínea na região do couro cabeludo. A dica é aplicar a uma distância de quatro dedos a partir da raiz do cabelo.

Evite o estresse

Sabia que o estresse é um dos grandes inimigos do crescimento capilar? Quando estamos estressados é comum que o cabelo comece a cair, como resultado do desequilíbrio hormonal.

O estresse pode prejudicar e muito a saúde dos seus cabelos, provocando não apenas a queda, como também a redução na velocidade de crescimento. Por isso mesmo, é importante buscar o equilíbrio no dia a dia, evitando situações estressoras.

Prenda o seu cabelo

Uma das melhores dicas para fazer o cabelo crescer rápido é prender o cabelo. Quando os fios estão presos, como por exemplo no formato “rabo de cavalo”, eles sofrem a força da gravidade e exercem uma pequena pressão para baixo, que estimula o crescimento.

Porém, a pressão não deve ser exagerada, para não provocar a quebra dos fios e queda de cabelo. Outra ressalva diz respeito aos cabelos molhados: prender os fios quando estão úmidos pode estimular o aparecimento de fungos, que causam danos ao cabelo e cabeça.

Além disso, ao prender o seu cabelo, evite atar as madeixas com muita força. Essa ação pode gerar a quebra instantânea dos fios, indo contra o seu objetivo de crescimento capilar.

Não durma com o cabelo molhado

Muitas vezes dormimos com o cabelo molhado, seja por falta de tempo para secar os pelos, seja por preguiça ou até mesmo descuido. Esse é um hábito prejudicial para a saúde do cabelo.

Os fios úmidos se tornam ambiente propício para o crescimento de fungos, que degradam o cabelo, causam odores desagradáveis e impedem o crescimento natural dos fios. Evite ao máximo dormir com o cabelo molhado.

Faça hidratação constante

Entre as principais dicas para fazer o cabelo crescer rápido está a hidratação constante dos fios, de forma a manter a sua força, vigor, brilho e outras características positivas.

Crie um cronograma capilar para crescimento que incluía a hidratação semanal, com uma máscara que seja ideal para o seu cabelo – aqui se aplicam as mesmas dicas para a escolha do condicionador.

A hidratação deve ser feita após a lavagem habitual do cabelo, com shampoo e condicionador. Enxague bem os fios, para remover os produtos e preparar o cabelo para a aplicação da máscara hidratante.

Evite chapinhas e métodos degradantes

Já que estamos falando sobre o crescimento capilar, é importante destacar algumas condutas e hábitos que podem prejudicar a qualidade do seu cabelo – e consequentemente, a velocidade de crescimento.

As chapinhas e tratamentos químicos em geral são péssimos para os fios. Eles oferecem resultados imediatos, como alisamento e brilho, mas tornam os fios mais secos, sem nutrientes e sem vida a médio e longo prazo.

O uso constante de secador, chapinha, modelador e até mesmo de coloração pode reduzir a velocidade de crescimento do seu cabelo. Os fios se tornam muito mais quebradiços e sem resistência.

Se você já fez uso desses procedimentos no passado, vale a pena seguir um cronograma capilar para crescimento para restaurar a força dos seus fios. Mude os seus hábitos e tenha resultados muito mais duradouros, de forma saudável e natural.

Tenha paciência

Acima você conferiu as principais dicas para fazer o cabelo crescer rápido. São estratégias indicadas por especialista em crescimento capilar, que demonstram resultado prático.

No entanto, a velocidade de crescimento dos seus fios vai depender de diversos fatores, incluindo o seu tipo de cabelo, o clima, aspectos emocionais e uso de medicamentos. Tudo isso influencia no crescimento capilar.

Sem falar que cada tipo de cabelo cresce em uma velocidade e nem sempre é possível notar o crescimento de forma clara. Por exemplo, pessoas com cabelo crespo podem pensar que os fios não estão crescendo, pois eles se enrolam naturalmente.

Por isso mesmo é preciso ter paciência e seguir uma rotina de cuidados. Ao mudar a sua dieta, ingerir alimentos ricos em nutrientes, fazer a hidratação, usar um condicionador específico para os seus fios e tratar o seu cabelo com carinho, ele vai crescer muito mais rápido.

 

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de