Categories
Unhas

Conheça os benefícios da biotina para unhas bonitas

Unhas bonitas e saudáveis dependem de cuidados básicos com a alimentação e nutrição, sabia? Pois bem, para isso, a biotina, que é um dos nutrientes necessários para ter unhas perfeitas, deve ser incluída na rotina de todos (principalmente aqueles que adoram ter seus cabelos e unhas mais fortes).

A biotina é um nutriente do complexo B, e também pode ser encontrada como vitamina B7 ou H. Ela está presente tanto na alimentação quanto nos suplementos vitamínicos, e traz vários benefícios ao corpo.

Apesar de a insuficiência de biotina não ser tão recorrente, neste post você vê como ela afeta a saúde de suas unhas e o que fazer para manter as unhas bonitas.

Vamos lá?

O que fazer para ter as unhas bonitas todos os dias?

Antes de conhecer os benefícios da biotina para as unhas, é preciso saber o que fazer para ter unhas sempre bonitas e fortes. Mantendo estas dicas sempre na rotina, fica fácil ter cabelos e unhas perfeitos. Confira:

  • Boa alimentação: Uma alimentação balanceada e variada é essencial para ter uma boa saúde sempre, então, mantenha sua dieta rica em nutrientes e dificilmente perceberá suas unhas fracas e cabelos opacos. Adiante neste artigo você confere alimentos ricos em biotina, que devem estar presentes em sua rotina.
  • Hidratação: A hidratação é importante tanto de dentro para fora como de fora para dentro. Assim, é fundamental beber muita água para hidratar a pele e também as unhas e cabelos. Além disso, deve-se utilizar cremes hidratantes para cutículas, pois isso facilita o crescimento e deixa as mãos muito mais bonitas.
  • Deixe a unha respirar: É fundamental manter as unhas limpas durante alguns dias, sem o uso de esmalte. Assim, a unha pode se recuperar e respirar, ficando ainda mais fortes.

Agora que você já sabe o que fazer para ter unhas sempre bonitas, veja tudo sobre os efeitos da biotina para a saúde delas.

Quais os benefícios da biotina?

A biotina é um nutriente fundamental, pois está relacionada com o crescimento e força delas. Esta vitamina auxilia a produção de queratina, que é responsável por fortalecer elas e também os cabelos e pele.

Assim, para prevenir que fiquem quebradiças ou com dificuldade de crescimento, manter essa vitamina presente na rotina através da alimentação é fundamental.

Quando o corpo está carente de biotina, é possível perceber rapidamente, pois as unhas parecem não crescer, e podem ter aspecto escamoso.

Além disso, a biotina também traz benefícios para o corpo todo. Veja:

  • Para a pele, a biotina ajuda a metabolizar os carboidratos, gorduras e proteínas, assim, a pele fica mais saudável. Além disso, fica com aspecto macio, hidratado e uniforme. Quando há falta de biotina, a pele fica ressecada, escamosa e pode apresentar vermelhidão.
  • Visto que a biotina tem relação com a produção de queratina, principal proteína do cabelo, é fundamental para fios brilhantes e fortes, então, ao consumir esse nutriente, os cabelos ficam bonitos e cheios de vida.
  • A biotina também é fundamental para metabolizar os nutrientes do organismo, o que faz com que os nutrientes sejam melhor absorvidos, contribuindo para um corpo mais saudável.

Principais fontes de biotina para consumir e ter unhas fortes

A biotina é uma vitamina muito fácil de encontrar, porque está presente na maioria dos alimentos consumidos diariamente. São eles: amendoim, nozes, tomate, ovo, cebola, alface, cenoura, couve-flor, amêndoa, carne vermelha, leite, sementes e frutas.

Assim, mantendo uma alimentação equilibrada e variada, é praticamente impossível apresentar insuficiência de biotina no organismo. Porém, caso você tenha algum problema para absorver os nutrientes, vale a pena buscar um suplemento vitamínico.

Suplemento vitamínico:

Se você está se alimentando corretamente mas ainda percebe os cabelos e unhas frágeis, pode ser deficiência de biotina. Assim, buscar um suplemento vitamínico pode ser a solução.

Ao perceber estes sintomas nas unhas, cabelo e pele, como pele seca e escamosa, vermelhidão, cabelos e unhas frágeis, procure um nutricionista para ver se realmente falta biotina em seu organismo. Caso isso seja detectado, é importante consumir um suplemento, pois ele não ajuda apenas com a própria biotina, mas também com outras vitaminas, como a A e C, que são fundamentais para o bom desempenho do organismo.

Nesse artigo você viu o que fazer, considerando que a beleza e saúde das unhas estão relacionadas com a biotina, nutriente encontrado em vários alimentos e também nos suplementos vitamínicos.

Além disso, você viu que a deficiência da biotina atrapalha o crescimento e força das unhas, e pode ser percebida rapidamente, então, é importante ficar de olho em como seu corpo está reagindo.

Se você deseja ver mais conteúdo como esse, acesse nosso blog!

Até a próxima!

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de