Categories
Finos ou ralos Quebrado Queda Ressecados ou secos

Alimentação para ter cabelos bonitos e saudáveis

Se alimentar é uma ação que fazemos de forma quase automática, mas, se pensada com cuidado, pode ajudar a alterar aspectos variados da nossa aparência. Os fios de cabelo, por exemplo, se beneficiam imensamente da ingestão de algumas proteínas e minerais fundamentais para a saúde capilar.

Por isso, elaboramos essa proposta de cardápio para quem está buscando dar mais vitalidade aos cabelos com atitudes simples do dia a dia. Está na mesa!

Café da manhã: frutas com iogurte

Para o desjejum, o iogurte irá se tornar o seu melhor amigo. Além de leve e saudável para o corpo, ele é uma fonte de muitos nutrientes para os cabelos.

O cabelo é feito majoritariamente de proteínas, que são formadas por aminoácidos. O iogurte fornece esses aminoácidos para que as proteínas sejam formadas e a fibra capilar seja fortalecida.

As vitaminas do complexo B também presentes no iogurte são um outro elemento que atua nesse fortalecimento, estimulando a formação da queratina. Mas não é só isso: o complexo B melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que também ajuda no transporte de nutrientes para o crescimento dos fios e evita a queda.

Misture no seu iogurte algumas frutas, granola, chia e aproveite uma refeição que vai te ajudar a chegar até a hora do almoço sem sentir falta de nenhum nutriente.

Almoço: aposte no salmão como fonte de proteínas

Hora do almoço, a fome bateu e você quer uma refeição que vá te ajudar a encarar o resto do dia de trabalho? O salmão é um prato cheio pra sua saúde e dos seus cabelos.

Famoso por ter uma grande quantidade de ômega-3, que hidrata o couro cabeludo e os fios, diminuindo o ressecamento e a quebra, o salmão também tem na sua composição o selênio. Esse mineral auxilia na circulação sanguínea, facilitando o transporte de nutrientes para o couro cabeludo e ajudando no crescimento dos cabelos.

Além disso, o selênio tem poder antioxidante, atuando contra radicais livres que quebram e enfraquecem as madeixas. É um nutriente completo para dar força e resistência aos cabelos.

E não para por aí: essa carne rica em proteínas estimula a produção de colágeno, que fortalece os fios, e é rica em vitaminas do complexo B, que previnem a queda dos cabelos e estimulam o crescimento.

Lanche: Biscoitos de aveia

Pausa da tarde para recarregar as energias: você precisa comer algo rápido e voltar ao trabalho. Nessa hora, recorremos a alimentos mais prontos e industrializados para sanar a fome e não demorar muito.

A aveia, presente em muitos lanches integrais, conta com dois minerais benéficos para os seus cabelos, o Zinco e o Silício. O Zinco controla as variações hormonais do corpo, que causam a queda precoce dos cabelos, enquanto o Silício atua na síntese de colágeno e de queratina, proteínas que hidratam as madeixas e dão resistência aos fios.

Ela também é dotada de Biotina e outras vitaminas do complexo B, que cumprem o papel de ajudar no crescimento dos cabelos, fortalecer os fios e prevenir a queda e diminui a formação das pontas duplas.

Convencido do poder da aveia para manter seus cabelos sadios? Então tire da mochila aquele pacote de biscoitos de aveia naturais e desfrute desses minutinhos de paz no meio do dia.

Jantar: Sopa de espinafre

Chegou em casa cansado e vai fazer alguma coisa rapidinha para comer antes de dormir? Na correria da noite, o espinafre é uma fonte de vitaminas que também trabalha para deixar seus cabelos mais bonitos

Ele tem vitamina A, que regula a oleosidade na raiz e garantir a hidratação dos cabelos. Outra vitamina presente é a C, que combate o envelhecimento e enfraquecimento dos fios.

E, entre os minerais, o ferro presente nas folhas verde-escuras compõe as hemáceas, que ajudam a oxigenar o couro cabeludo e levar nutrientes ao bulbo capilar.

Pense em adicionar essas folhas à sua alimentação em uma sopa, salada ou até mesmo em um smoothie com frutas: outra vantagem do espinafre é que ele se mistura às vitaminas sem alterar seu sabor.

Adicionar ao seu cardápio os nutrientes necessários para deixar seus cabelos mais saudáveis não é difícil e são várias as comidas que cumprem esse papel. Peça ajuda a uma nutricionista para montar uma tabela que contemple uma alimentação balanceada e que dê mais força e resistência aos seus fios.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentários mais quente
0 Autores dos comentários
Autores de comentários recentes
  Se inscrever  
Mais novo Mais antigo Mais votado
Notificar de
trackback

[…] Alimentação […]