Categorias
Queda

4 causas para a queda de cabelo

A queda de cabelo é algo natural da nossa biologia: diariamente, mesmo sem perceber, perdemos em torno de 100 fios de cabelo – um número pouco expressivo frente aos 100 a 150 mil que temos na cabeça de um adulto.

Porém, existem alguns fatores que acentuam essa perda e devem nos deixar alertas, já que podem acabar causando desconfortos físicos e estéticos.

Maus hábitos

Apesar de parecer tentador, especialmente nos momentos pós-praia e piscina do verão, prender os cabelos molhados pode fazer com que eles caiam. Isso acontece porque os fios molhados ficam mais frágeis e elásticos, sendo facilmente rompidos pelo atrito causado pelos penteados.

Na verdade, mesmo com as madeixas secas precisamos prestar atenção na hora de prendê-las: o ideal é evitar apertar muito para não causar danos ou quebra e não dormir com os cabelos presos, já que a restrição de movimentos somada ao atrito com a fronha do travesseiro pode fazer com que os fios se quebrem.

Danos químicos e mecânicos

Ao submeter seus fios a constantes alisamentos, interação frequente com tinturas, descoloração e outros procedimentos, você pode sentir o seu cabelo caindo. Isso acontece porque a química presente nesses rituais deixa, de maneira geral, o cabelo desnutrido, ressecado e quebradiço, causando a queda.

Mas engana-se quem pensa que apenas elementos químicos desequilibram a saúde dos fios. Chapinhas, babyliss, secadores e outros aparelhos de calor podem causar danos mecânicos que também ressecam e fragilizam as madeixas, podendo causar a quebra se usados com frequência.

Queda de cabelo por stress

Pessoas submetidas a situações de stress constantes também podem perceber o cabelo caindo. Isso acontece porque o stress envia uma mensagem de perigo para o nosso cérebro, que passa a funcionar em caráter emergencial. Durante o período que estiver funcionando nesse estágio de proteção, o corpo passa a priorizar as nossas funções vitais mais importantes em relação a coisas que não são fundamentais para a nossa sobrevivência, como os cabelos, por exemplo.

O resultado dessa operação sob pressão é que nossos cabelos recebem menos nutrientes, prejudicando seu crescimento e podendo fazer com que os fios caiam mais do que deviam.

Alimentação desbalanceada

Existem alguns nutrientes que garantem cabelos não só mais bonitos, com mais brilho e hidratação, como também mais saudáveis.

As vitaminas do complexo B, a vitamina A e a famosa vitamina C são necessárias para garantir um crescimento constante das madeixas, sem quebras, porosidade ou ressecamento. 

Por isso, para evitar a fragilidade capilar, é importante comer ovos, laticínios, carnes brancas e vermelhas, frutas cítricas variadas, plantas oleaginosas, vegetais de folhas verdes escuras, enfim, garantir uma alimentação variada, com elementos de todos os grupos alimentares.

A boa notícia é que uma grande parte das razões para uma queda de cabelo mais acentuada são apenas questões de comportamento.

Praticar meditação ou yoga para se acalmar, se alimentar de maneira equilibrada, evitar prender os cabelos molhados ou à noite e não submeter seus fios a tantas mudanças são conselhos fáceis de seguir e que irão ajudar a garantir que seus cabelos fiquem mais bonitos e saudáveis.

 
 
 

Deixe um comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificar de